Ir direto para menu de acessibilidade.
Portal do Governo Brasileiro
Página inicial > Comunicação > Notícias - InforMMA
Início do conteúdo da página
 
Segunda, 13 Novembro 2017 19:00

MMA reforça gestão da RPPN Sesc Pantanal

Zig Koch/ Arquivo MMA
Reserva Sesc Pantanal

Representante do ministério participa nesta terça de reunião do Conselho Consultivo da reserva particular no MT. No encontro, será discutido plano de ação.


WALESKA BARBOSA

Ao completar 20 anos como Reserva Particular do Patrimônio Natural (RPPN), o Sesc Pantanal realiza, nesta terça-feira (14/11), com a presença de representante do Ministério do Meio Ambiente, mais uma reunião do seu Conselho Consultivo. O evento ocorre no Hotel Sesc Porto Cercado, no Pantanal de Poconé e de Barão de Melgaço, às margens do rio Cuiabá, a 145 km de Cuiabá, capital de Mato Grosso.

O conselho tem a função de contribuir para a melhoria da gestão da RPPN Sesc Pantanal, por meio de reuniões periódicas em que são discutidos assuntos de interesse da instituição e da sociedade em geral.

Estão previstas discussões sobre o Plano de Ação do Conselho, acompanhamento do Edital de Apoio à Pesquisa e a proposta de Manejo Integrado do Fogo na reserva.

Nesta segunda-feira (13/11), a RPPN realizou cerimônia comemorativa no Centro de Eventos do Hotel Sesc Porto Cercado. No ano 2000, a reserva foi declarada pela Unesco como Zona-Núcleo da Reserva da Biosfera do Pantanal e, em 2003, foi reconhecida como Sítio Ramsar pela Convenção Ramsar de Áreas Úmidas

O título de Reserva da Biosfera (RB) é um instrumento de conservação que favorece a adoção de soluções para problemas como o desmatamento das florestas tropicais. Já a designação de  Sítio Ramsar é uma iniciativa adotado pela Convenção para indicar áreas úmidas de importância internacional.

O Brasil é signatário da Convenção de Ramsar desde 1996, e o Ministério do Meio Ambiente é o ponto focal administrativo que tem como missão implementá-la.

SESC PANTANAL

O Sesc Pantanal realiza um trabalho de conservação da natureza, pesquisa científica, educação ambiental e turismo ecológico em Mato Grosso, tendo como principal unidade de atuação a RPPN Sesc Pantanal.

Além da reserva, integram o Sesc Pantanal o Hotel Sesc Porto Cercado, o Parque Sesc Baía das Pedras, o Sesc Poconé e o Sesc Serra Azul, localizado no município de Rosário Oeste e com acesso pelo polo turístico de Bom Jardim (Distrito de Nobres).

A RPPN Sesc Pantanal foi a primeira reserva particular indicada como Sítio Ramsar no Brasil e está localizada numa das maiores extensões úmidas contínuas do planeta, na bacia hidrográfica do Alto Paraguai, pantanal mato-grossense, na região de Barão de Melgaço, entre os rios Cuiabá e São Lourenço que drenam a bacia do Alto Paraguai.

A RPPN contribui no processo reprodutivo dos peixes, como um enorme berçário e criatório, devido à abundância de alimento nas baías, corixos, campos e florestas inundadas. A fauna se destaca ainda pela presença de borboletas, peixes, lobos-guará, tamanduás, jaguatiricas e aves como o jacu e arara azul.

 


Assessoria de Comunicação Social (Ascom/MMA)
(61) 2028-1227/ 1311/ 1437
imprensa@mma.gov.br



Fim do conteúdo da página