Ir direto para menu de acessibilidade.
Portal do Governo Brasileiro
Página inicial > Comunicação > Notícias - InforMMA
Início do conteúdo da página
 
Quarta, 09 Agosto 2017 18:00

Secretário defende gestão criativa nas áreas úmidas

Zig Koch/ SBF/MMA
RPPN Sesc Pantanal: sítio Ramsar

Implementar os Sítios Ramsar brasileiros está entre as prioridades da Secretaria de Biodiversidade do Ministério do Meio Ambiente.

 


PAULENIR CONSTÂNCIO

O secretário de Biodiversidade do Ministério do Meio Ambiente, José Pedro de Oliveira Costa, afirmou, nesta quarta-feira (9/8), que a mudança do clima constitui um dos motivos para o Brasil implementar os seus 20 Sítios Ramsar.

Isso porque a Convenção de Ramsar foi estabelecida para proteger os habitats aquáticos importantes para as rotas de aves migratórias e, com a mudança do clima, essas rotas estão sendo alteradas. Ao todo, 169 países são signatários do acordo internacional para proteção das áreas úmidas.

José Pedro participou do segundo e último dia da reunião realizada para definir a estratégia de conservação e uso sustentável das áreas úmidas brasileiras e dos 20 Sítios Ramsar do país.

O secretário lembrou que o Brasil tem áreas úmidas reconhecidas pelo Secretariado da Convenção de Ramsar desde 1993, quando indicou cinco Sítios Ramsar, um ano após a realização da Rio-92. “É um reconhecimento, mas é também um aumento de responsabilidade para o gestor”, salientou José Pedro.  

Mencionando que já atuou na gestão de UC, o secretário defendeu uma gestão criativa como forma de superar a escassez de recursos. Para ele, reunir os responsáveis por Sítios Ramsar para a troca de experiências é fundamental. José Pedro defendeu, ainda, a importância de se trabalhar uma agenda conjunta com a Agência Nacional de Águas (ANA) e os gestores dos sítios: Instituto Chico Mendes de Conservação da Biodiversidade (ICMBio), ógãos estaduais de Meio Ambiente e os proprietários de Reservas Particulares de Patrimônio Natural (RPPN).

 

MATÉRIA RELACIONADA:
Técnicos traçam estratégia para áreas úmidas
 

 

Assessoria de Comunicação Social (Ascom/MMA): (61) 2028-1227



Fim do conteúdo da página